KC Universe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atributos, Status e outra firulas.

Ir para baixo

Atributos, Status e outra firulas. Empty Atributos, Status e outra firulas.

Mensagem por Cold - O Mestre Sex maio 31, 2013 9:11 pm

Atributos e Status:
Os atributos são parte vital da caracterização do seu personagem, eles definirão a sua quantidade de pontos de vida, mana e vigor. Além disso, ajudarão a definir como o seu personagem pode ou não agir durante uma aventura.
Nessa atual edição trabalhamos com seis atributos que são divididos em dois grupos imaginários:
Atributos Físicos:
-Força
Como o nome já diz, a força do seu personagem indicará o quão forte ele é, bem como a capacidade de carregar ou empurrar pesos. Esse atributo também terá influência ao manejar armas mais pesadas e até mesmo na potência dos golpes desferidos com ou sem armas.


-Destreza
A destreza do seu personagem é basicamente a habilidade que ele tem para fazer movimentos que fogem do básico. Um personagem habilidoso terá melhor desempenho quando tiver de escalar, esquivar, girar, saltar, roubar e etc. Qualquer movimento feito por você tem influência da sua destreza.


-Resistência
A sua resistência influencia direto na sua capacidade física. Um personagem pode ser veloz e habilidoso, mas sem resistência ele não conseguirá correr mais que 30 metros sem começar a ofegar. Da mesma forma, um guerreiro com muita força e habilidade e pouca resistência será incapaz de sustentar um combate mais longo e isso aos poucos fará o seu desempenho nos golpes e manobras diminuir. A resistência também funciona de forma passivo-negativa, ou seja, caso alguém lhe lance um feitiço ou tente lhe persuadir, a resistência pode até mesmo ser considerada um atributo psicológico ou emocional, sendo ela a decidir se você caíra ou não nos encantos de uma bela garota, por exemplo.

Atributos Mentais:
-Inteligência
A força está para o físico assim como a Inteligência está para o mental do seu personagem. Essa é a sua capacidade de pensar, de bolar planos e soluções que outros do seu grupo jamais seriam capaz de imaginar.


-Raciocínio
Apesar de tudo, aqui o Raciocínio e Inteligência são coisas diferentes. Para efeitos lógicos, se a inteligência é a sua habilidade de pensar, o raciocínio é a velocidade com que você pensa. Você pode ser inteligente e ao mesmo tempo lento, em certos casos é preciso ter uma boa agilidade mental e nem sempre apenas a inteligência irá lhe salvar. Do mesmo jeito que um personagem que tem um bom raciocínio e baixa inteligência conseguirá bolar planos rapidamente, mas a chance de ser um tiro no pé será cada vez maior.


-Pontos Mágicos
Pontos Mágicos apesar de tudo não conta necessariamente um atributo mental, ele define o quão poderoso é o seu dom para a magia e ele definirá se você tem ou não capacidade para realizar magias mais complexas do que simples humanos conseguiriam.


Distribuindo os Atributos:
Normalmente o mestre deve definir como ocorrerá a distribuição inicial de acordo com a sua aventura, mas para o bom entendimento de níveis sobre a quantidade básica de pontos das raças mais famosas, esse é o padrão visto em humanos normais:
-Criança: 12 Pontos
-Adolescente: 24 Pontos
-Adulto: 36 Pontos

Nada impede que existam variações, raças específicas tem as suas próprias definições e padrões, bem como bônus em certos atributos. O único padrão visto em humanos é que todos eles tem pelo menos 1 ponto em cada um dos atributos, esse é o valor mínimo para ele ser considerado de fato um humano. Vale lembrar que existem também os super humanos, onde outros valores podem ser aplicados, apesar de terem as características e fórmula básica de humanos comuns.

Definindo os Status do Personagem:
Após os jogadores distribuírem todos os seus atributos, chega a hora de definir os seus Status, eles irão completar a fase 1 da criação de nosso personagem. Basicamente, temos três Status principais:
-HP: Pontos de vida restantes
-MP: Mana restante, ela será gasta sempre que você fizer uso de magia.
-VP: Vigor restante, ele será gasto sempre que você executar movimentos simples e complexos, como ataques, escaladas, corridas e etc. Para o Northwind e o Solaris consideraremos VP = EN, não havendo nenhuma outra diferença, isso se dá apenas para o bom aproveitamento e convivência com os nossos colegas da 22ª Dimensão, eles são meio frescos, mas temos de ser cordiais. (Mas nada impede que falem de seus cabelos afeminados e trejeitos pelas costas.)

Esses três status são descobertos através de três fórmulas simples:
HP = Atributos Físicos + Atributos Mentais X 2
MP = Inteligência + Raciocínio + (10 X Pontos Mágicos)
VP = Força + Habilidade + (10 X Resistência)

Como exemplo, vamos fazer um personagem humano, adulto e 100% equilibrado:
Força: 6 / Habilidade: 6 / Resistência: 6 / Inteligência: 6 / Raciocínio: 6 / PM: 6

HP = (6 + 6 + 6) + (6 + 6 + 6) X 2 = 72
MP = 6 + 6 + (10 X 6) = 72
VP = 6 + 6 + (10 X 6) = 72

Dessa forma temos os atributos e os status básicos. Porém, existem alguns outros Status, são eles:
EXP: É toda a experiência que você tem disponível para uso.
EXPT: É a quantidade de experiência total que você adquiriu no jogo, ela define o seu Nível.
LVL: É o seu nível atual, quanto maior o nível, maiores as possibilidades e desafios, a cada nível você recebe uma certa recompensa definida pelo Mestre.

FP: Fama Positiva, esse é o primeiro dos dois tipos de fama do jogo. Caso você tenha uma boa conduta, seja misericordioso e possua grandes feitos durante as aventuras, você receberá fama positiva. A fama positiva lhe trará prestígio próximo aos humanos e seus semelhantes ou aliados, isso lhe trará benefícios como comida e estadia de graça em certas ocasiões, por outro lado, é bem possível que os maiores vilões da nação estejam pagando um alto valor por sua cabeça decepada em suas paredes de troféus.

FN: Fama Negativa, funciona de forma contrária a fama positiva, não significa necessariamente que o seu personagem se tornou um vilão, mas sim que ele é temido por onde passa, com uma fama negativa alta nem os seus semelhantes irão desejar ficar perto de você, e é bem capaz que seja proibido de entrar em cidades. Dependendo de suas atitudes você pode ser considerado um criminoso e correrá o risco constante de sofrer emboscadas de caçadores de recompensas. Por outro lado, vilões pensarão duas vezes antes de matá-lo, afinal, você agora tem potencial para se tornar um grande vilão, e eles sempre estão buscando parcerias para causar a desordem por ai.

Definindo a FAMA: A fama funciona de duas formas no jogo, ela pode estar tanto positiva quanto negativa. Um personagem com boas atitudes e atos heróicos receberá fama positiva. Porém, caso se comporte mal, mate brutalmente os seus oponentes, roube e coisas do gênero, ele receberá fama negativa. Uma alta fama negativa pode lhe trazer o ódio alheio como também trará o medo em pessoas mais comuns ou de nível mais baixo, enquanto uma fama positiva alta lhe trará prestígios e benefícios como estadias e comida gratuitas, mas também poderá lhe trazer problemas como desafios de morte ou recompensas dos inimigos pela sua cabeça. Afinal, se você é um herói famoso, os seus inimigos podem muito bem se unir para querer lhe matar, então... Pense bem antes de querer ficar famoso, o ganho de fama é involuntário e não pode ser rejeitada, a única maneira de correr da fama é lutar pelo anonimato, não deixar testemunhas ou mesmo não assumir a autoria de seus atos pode ser uma boa saída.


Cold - O Mestre
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/04/2013

https://kc-universe.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos